O Início…
A fisioterapia entrou na minha vida junto com o Roberto Saboya, grande amigo e vizinho na casa de Petrópolis. O Roberto tem paralisia cerebral com incapacidade física, motora e de fonação, mas por incrível que pareça sempre viveu e se manteve sozinho. Ele é campeão nas Olimpíadas Paraolímpicas e associa seus feitos à sua determinação e ao sucesso da fisioterapia, que fazia desde criança.
Além da minha amizade com o Roberto, já naquela época eu apreciava a capoeira, que dependendo de como se usa, pode ser dança, luta, arte, movimento, terapia e por que não aproveitá-la para cinesioterapia, a terapia através do movimento?
Em 1995…
Estudei no Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação e já no primeiro ano de faculdade conheci profissionais que, mais experientes que eu, indicavam curso como o de massagem do professor Jorge Santos no SENAC, e o de mobilizações e quiropraxias, que fiz com Rodrigo Magalhães, fisioterapeuta recém-chegado da França.
Em 1997…
Comecei a trabalhar como massagista e quiropraxiasta, ao mesmo tempo em que estagiava em fisioterapia no Hospital Evangélico na Tijuca, Rio de Janeiro.
Em 1998…
Estagiei na Clínica KS, especializada em atletas de vôlei de praia e basquete profissional e na Clínica Rondinelle em Ipanema, especializada em traumato-ortopedia.
Em seguida, fui para o INTO (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia) na área de fisioterapia pós-operatória. Cuidava de colunas, joelhos, ombros, mãos, quadris, pés e, inclusive, fisioterapia pediátrica.
Paralelamente, trabalhei no Laboratório de Pesquisa do Movimento Humano com o Dr. Mário Donato Dangelo, PHD em biomecânica pela UFRJ, e em projetos escolares para avaliar o peso das mochilas e tratar a coluna dos alunos com o Dr. Luiz Alberto Secunho. Esses trabalhos, em conjunto, me levaram a pensar na fisioterapia também como prevenção.
Em 1999….
Foi acreditando na prevenção de doenças como a melhor forma de tratamento, que comecei a dar palestras motivacionais e preventivas de estresse no ambiente de trabalho na Susep, Data Previ, Light e Accenture. Nessa época, eu já entendia que a coluna é o centro e a base do corpo, e meu interesse por ela crescia cada vez mais.
Em 2000…
Eu queria que o paciente fosse visto por inteiro, entendendo as patologias como a maneira do corpo de responder ao seu comportamento e confiando na sensibilidade e eficácia das mãos para tratá-los. Nesse momento, eu não encontrava nenhuma clinica especializada em fisioterapia que trabalhasse dessa maneira. Então, decidi criar a primeira unidade da Coluna Saudável, na Tijuca, desenvolvendo um próprio método de tratamento – que evoluiu e se tornou o Método Bernardo Cruz de fisioterapia – e minha filosofia de trabalho.
Em 2001…
Conheci o Método Souchard de RPG, que trata o paciente de forma global, ou seja, o tratamento não está voltado somente para a região (até então) comprometida, o corpo como um todo é tratado. Como não havia nada igual no Brasil, embarquei para a França para estudar com ele seu método. Quando voltei, passei a ser membro da Sociedade Brasileira de RPG e despertei, também, para as terapias orientais.
Em 2003…
Fiz uma Pós-Graduação em Medicina Tradicional Chinesa. Criada há mais de 3 mil anos, ela garante a complementaridade e adequação do processo terapêutico a cada paciente visando eliminar as causas da doença e promovendo a cura natural. A ótica filosófica dessa forma de tratamento permitiu que eu entendesse de maneira mais abrangente o movimento, os sintomas, as desarmonias e as disfunções do corpo.
Em 2005…
Concluí minha especialização em Posturologia com o professor Bernard Bricot, no College Internacional d’Edude de la Estatique, em Marselha na França. Esta foi uma etapa fundamental no entendimento da relação entre a postura e as mais diversas patologias, especialmente as crônicas. Foi aí, que meu conhecimento na relação entre os movimentos corporais e a coluna se consolidou, era o Método Bernardo Cruz de fisioterapia.
Em 2007…
No Centro de Estudios de las Disfuniciones Musculo-Esqueleticas em Santiago, no Chile, fiz minha especialização em Cabeça, Boca e Pescoço.
Em 2008…
Adquiri minha especialização no método Godelieve Denys Struyf (GDS) de fisioterapia em Lion na França e me tornei membro da Sociedade Brasileira de GDS. Com abordagem biomecânica e comportamental, ele atua na prevenção, no tratamento e na manutenção da boa organização corporal.
Em 2012…
Abri a cede de Ipanema da Coluna Saudável. A expansão física da clínica Coluna Saudável me inspirou a levar, para o maior número de pessoas possíveis, o método e filosofia Bernardo Cruz. Uma forma de pensar a fisioterapia não só como cura, mas como prevenção, promovendo o bem estar físico e mental.
Em 2015…
Comecei a implementar o sistema que permitirá maior difusão do Método Bernardo Cruz. O objetivo é treinar no Método Bernardo Cruz fisioterapeutas já formados, desenvolvendo ainda mais a sensibilidade das mãos no tratamento dos pacientes, oferecer oportunidades de inclusão social e de trabalho para cegos.