Dúvidas Frequentes

Criado e desenvolvido pela fisioterapeuta e osteopata belga Godelieve Denys Struyf, nas décadas de 60 e 70, o método GDS busca uma atuação terapêutica que tem por objetivo devolver o bem-estar perdido ou permitir aos interessados um maior conhecimento sobre si mesmo.

 

Para isso, visualizou diversos aspectos do ser humano: o gesto, a postura, as formas do corpo, o comportamento, com intuito de, ao relacioná-los, ter uma compreensão mais ampla e individualizada da mecânica humana.

 

Para ele, não há técnicas terapêuticas “boas” ou “más”. O essencial é a prescrição exata de uma ou outra técnica, desde que adaptada individualmente ao doente, em função do “estado” que este apresenta.

 

Denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas no curso de sua história. Tem como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano, e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza. Ela procura aplicar esta abordagem tanto ao tratamento das doenças quanto á manutenção da saúde através de diversos métodos.

 

A Medicina Chinesa utiliza um conjunto abrangente de disciplinas e instrumentos, garantindo a complementaridade e adequação do programa terapêutico a cada paciente.  Visando o bem-estar e a saúde do indivíduo, a Medicina Chinesa procura por um lado prevenir doenças, por outro, quando diagnosticada, identificar e eliminar as suas causas, promovendo a cura natural. Atualmente são oito os principais métodos de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa:

  • Fitoterapia chinesa (fármacos)
  • Acupunctura
  • Tuina ou Tui Ná (massagem e osteopatia chinesa)
  • Dietoterapia (terapia alimentar chinesa)
  • Auriculoterapia (tratamento pela orelha)
  • Moxabustão
  • Ventosaterapia

 

Práticas físicas (exercícios integrados de respiração e circulação de energia, e meditação como: Chi Kung, o Tai Chi Chuan e algumas artes marciais) consideradas métodos profiláticos para a manutenção da saúde ou formas de intervenção para recuperá-la.

 

O método de Reeducação Postural Global (RPG) foi criado na França por Philippe Souchard em 1980.

 

A técnica é exclusivamente manual e permite tratar todas as patologias de responsabilidade do fisioterapeuta: problemas morfológicos, lesões articulares dolorosas, sequelas de patologias reumatológicas, problemas pós-traumáticos, sequelas de patologias neurológicas espásticas e até doenças respiratórias.

 

O RPG se baseia em três princípios sólidos: individualidade (pois cada ser humano sente e reage de maneira diferente), causalidade (a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma, ou seja, a RPG remonta da consequência à causa) e globalidade (não tratar o problema por partes isoladas e sim o corpo como um todo, pois toda atividade muscular estática ou dinâmica é sempre concêntrica e leva a um encurtamento muscular).

 

A Posturologia é o estudo do sistema postural, é o sistema que permite a pessoa de se equilibrar e de se situar no espaço e também de ter equilíbrio no movimento. Até hoje esse sistema nunca foi estudado conjuntamente. A Posturologia não é uma nova medicina, é uma forma nova de abordar algumas partes da medicina, para tentar tratar muito mais as causas do que os sintomas tanto na patologia do sistema locomotor, quanto aos problemas ligados ao equilíbrio, como problemas de aprendizado e problemas cognitivos, que estão todos concernidos pela Posturologia.

 

O campo de atuação da Posturologia abrange todas as patologias do sistema locomotor (musculares e articulares), assimetrias da motricidade ocular, disfunções craniomandibulares, problemas ligados ao aprendizado tanto esportivo quanto escolar, patologia ligada ao esportista (locomotora e cognitiva), problemas de cefaléias, enxaquecas e vertigens, desequilíbrio psíquico que também pode estar correlacionado ao problema corporal. As indicações principais são as patologias dolorosas e que provocam deformidades no aparelho locomotor.

 

Subluxação é um deslocamento parcial de uma das vértebras que formam a coluna, gerando interferência nos impulsos do sistema nervosos, que passam pela medula espinal e raízes nervosas.

 

Essa interferência prejudica a comunicação entre o cérebro e o corpo, dificultando o gerenciamento e, portanto, o funcionamento do corpo. Quando estamos com uma subluxação, o corpo não funciona adequadamente, e a vida fica prejudicada.

 

Criada em 1895 por Daniel David Palmer, a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral.

 

Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.

 

Os principais acometimentos tratados pela Quiropraxia são:

  •  Dores na coluna
  •  Hérnia de disco e dor ciática
  •  Dores no pescoço
  •  Dores e tensão muscular
  •  Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo
  •  Restrições a movimentações
  •  DORT/LER